Fotos: EMUTUR/Ascom
Com apoio da EMUTUR, a exposição fotográfica “Revisitando a Ponte Marechal Hermes: 100 anos” será oficialmente aberta ao público na quinta-feira (12/01) às 17 horas, no salão ‘Museu São Francisco’, no Centro de Convenções. O projeto de extensão do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Pirapora - conta com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos, sob a coordenação do Prof° Daniel Rocha.
A participação da comunidade foi decisiva, colaborando com o material fotográfico, registros históricos e acervos pessoais, em exposição. "Valorizar os patrimônios históricos requer envolvimento, pertencimento e resgate da memória histórica do povo. Dessa forma, o projeto oportuniza contar o centenário da ponte, fomentar o interesse e a atenção da população para esse símbolo e monumento", explicou o Prof° Daniel.
A proposta é realizar uma exposição itinerante de fatos e fotos relacionadas a Ponte histórica, que em outubro de 2022 completou 100 anos de inauguração. A exposição reúne conteúdos digitais e físicos, imagens, reportagens, registros históricos que ajudem a contar a existência, a importância e a singularidades da obra de engenharia que se tornou cartão-postal na paisagem do Rio São Francisco, no Norte de Minas.
Números e datas marcantes
O centenário da Ponte ‘Marechal Hermes da Fonseca’ é um capítulo especial nos 110 anos de Pirapora, na histórica e paisagem do “Velho Chico” em Minas Gerais. Apoiada em 13 pilares de concreto, com 694 metros de extensão, 8,40 metros de largura e pesando 723 toneladas, foi tombada pelo IEPHA/Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (decreto nº 24.327) em 22 de março de 1985.
Popularmente chamada de “ponte velha”, seu nome oficial é uma homenagem ao Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (1855-1923), 8° Presidente do Brasil, na “República Velha”, entre 1910 e 1914. A ponte também é um símbolo da integração socioeconômica entre as cidades de Pirapora e Buritizeiro. Projetada em 1910, a ponte foi construída entre 1920 e 1922 pelo Governo federal, sendo inaugurada em 7 de outubro de 1922.