Ação começou ontem e prossegue hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; meta é vacinar mais de 660 trabalhadores da saúde
Texto e fotos: Ascom/HDG
A imunização contra a gripe acontece apenas para os funcionários do HDG e está sendo aplicada no oratório, de 13h30 às 20h, e faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, com foco prioritário na retomada das altas coberturas vacinais no Brasil e iniciativa do Ministério da Saúde (MS).
A campanha de vacinação contra a gripe no HDG é realizada anualmente e visa a proteção dos colaboradores do hospital, conforme explica a técnica em segurança do trabalho Silene Oliveira Cruz.
“Começamos nesta segunda-feira, a campanha da vacinação contra a influenza para aproximadamente, 660 colaboradores. Nosso objetivo, além da proteção dos trabalhadores, é também levar proteção para suas famÃlias. Afinal, ao vacinar os funcionários, por consequência os seus familiares também ficarão protegidos das sÃndromes gripais, principalmente as crianças e os idosos”, ressalta Silene Oliveira Cruz.
Uma das colaboradoras que fez questão de se imunizar já no primeiro dia da campanha foi a médica e Diretora ClÃnica-Gestão em Saúde e Auditoria, Fabiana Ferreira Vieira Amorim.
Ela conta que a vacinação contra a Influenza é uma das medidas de prevenção para proteger o vÃrus da gripe e suas complicações, bem como os óbitos. A médica também explica que a cobertura vacinal contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivÃduos que apresentam fatores ou condições de risco.
“Toda a população acima de 6 meses deve se vacinar, principalmente a equipe de saúde. Os vÃrus influenza A e B, que são rotineiramente transmitidos pelas pessoas, são responsáveis pelos surtos sazonais de gripe a cada ano, por isso a importância da vacinação anual”, pondera a médica Fabiana Amorim.
(*) Influenza (Gripe)
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotÃculas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetÃvel.
A SÃndrome Gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
(*) Com informações do Ministério da Saúde