Redação
Em entrevista coletiva à imprensa, ocorrida na manhã de hoje, 31/07, no seu gabinete, o Prefeito de Pirapora, Alex Cesar, confirmou o recebimento do projeto executivo de conclusão da reforma/restauração do Vapor Benjamim Guimarães. Após quase 3 meses de atraso, o projeto de recuperação da embarcação, com 110 anos de existência, finalmente foi enviado à prefeitura pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico/IEPHA-MG.
Na ocasião foram esclarecidos detalhes e procedimentos legais para início imediato do processo de licitação e contratação da empresa - dentro de 60 dias - que executará a conclusão da obra. O município decidiu não mais esperar por recursos governamentais e assumirá o custo final de reforma (quase R$ 3 milhões), contando com o acompanhamento do Ministério público estadual/MPMG.
“O primeiro objetivo é concluir a reforma do casco. Depois, colocar a embarcação flutuando. Após sua completa recuperação, recolocá-la em plenas condições de navegabilidade, retomando seus eventos culturais e passeios turísticos no Rio São Francisco em conformidade com todas as atuais exigências técnicas, normas de segurança e procedimentos operacionais dos órgãos responsáveis”, explicou o Presidente da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR), Elton Jackson da Mota.