Arte, cultura e educação para todos: Em 2 meses de atividades, as aulas do Professor Deivid Luiz são um sucesso e já tem fila de espera
Redação PN
O poder da dança transcende barreiras socioeconômicas e culturais. Assim, a Associação Cultural Baticundum tem transformado a vida de crianças e adolescentes de Pirapora e Buritizeiro por meio do ballet, oferecendo aulas gratuitas ministradas pelo Professor Deivid Luiz. Além da magia do ballet, os alunos têm o contato com outros valores importantes na formação educacional, como disciplina, respeito, trabalho em grupo e responsabilidade.
“Tudo isso só foi possível graças a emenda impositiva (de recursos municipais) que fomos indicados a receber no final de 2023 e executamos esse ano. Esse projeto de balé é a realização de um sonho - a partir da ampliação das oficinas culturais do Baticundum”, diz a Presidente da Associação Cultural, Cinara Dreide, e o Diretor artístico Junin Tuzin. O educador social tem se dedicado incansavelmente a promover a cultura na região carente de Pirapora há mais de 13 anos.
Diversas oficinas e carnaval
“A demanda tem sido tão alta que uma fila de espera se formou. O ballet não é apenas uma forma de arte elegante, mas também uma ferramenta valiosa para melhorar a saúde física e cognitiva das crianças. Com menos de 2 meses de execução, já temos resultados impactantes e relevantes com nossas aulas”, explica Cinara - que também atua como produtora e gestora cultural do Baticundum.
Desde sua criação, há 13 anos, a Associação Cultural Baticundum já atendeu mais de 2 mil crianças e adolescente, ampliando suas oficinas de música, artes, xadrez, capoeira, contação de histórias e balé, tendo 60 alunos participando simultaneamente de todas as atividades propostas. Paralelamente, o bloco de carnaval #VemdeBati participa da festa foliã desde 2012, com mais de 100 jovens e adultos na sua bateria.
Sobre a entidade
O Baticundum foi criado em 2011 e desde então vem cumprindo importante papel na formação de crianças e jovens por meio da arte e cultura. Entidade sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Cultura, tem sede na Rua Bernardino Barbosa, 22 (Bairro Nossa Senhora Aparecida). Além dos títulos de utilidade pública municipal e estadual, tem cadastros nos conselhos municipais de Assistência social, Criança e Adolescente.