Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Coluna: O marketing social por trás da água enlatada

sexta-feira, 24 de maio de 2024

/ by UPira

Coluna Marketing e Negócios

por Diogo Lopes 

Fotos: Divulgação/Google 

A Ambev decidiu suspender sua produção de cerveja em Viamão, na grande Porto Alegre, para envasar água potável e doar à população do Rio Grande do Sul.

No país do calor, do carnaval e da cerveja, o assuntou tomou proporções inimagináveis. Como uma cervejaria tomaria uma postura assim?

O fato é que há uma estratégia por trás muito conhecida por profissionais do meio de comunicação, chamada de “marketing social”, que nada mais é do que uma ferramenta estratégica que associa um negócio a uma causa relevante. A ideia é conectar a empresa a valores sociais e promover benefícios mútuos para a causa e para a organização.

Numa tragédia como a que está acontecendo com o povo do Rio Grande do Sul, muitas empresas verdadeiramente conscientes e que sentem que devem algo aos seus consumidores, e que desejam ter uma conexão verdadeira, criam mil maneiras de ajudar, porém há outras apenas “disputando” a mídia gratuita que vem acontecendo no trágico período.  

Aparentemente, pode não ser o caso da AMBEV, entendendo que desde 2017 ela mantém a marca de Água AMA, que tem como objetivo principal destinar 100% do lucro para projetos que levam infraestrutura que garantem o acesso à água potável para comunidades e localidades necessitadas.  Atualmente, para cada litro de cerveja, a Ambev (ABEV3) usa 2,39 litros de água.

Por que não usar garrafinhas de plástico?


A água em lata vem se destacando pela sustentabilidade e tem crescido no país nos últimos anos diante do crescente movimento para a redução de plásticos no meio ambiente, impulsionado pelo fato do Brasil ser recordista mundial em reaproveitamento de latas de alumínio. 

Segundo a Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio), mais de 98% das latas de alumínio produzidas no país são reaproveitadas, índice que faz do setor de latas de alumínio no Brasil o maior reciclador do planeta há mais de 15 anos.

NOTA: Com falta de luz, pouca água e desabastecimento nos mercados, moradores da Grande Porto Alegre têm partido em massa para os raros municípios menos afetados pela chuva extrema e a enchente que atingem o Rio Grande do Sul. Mais de 1,4 milhão de pessoas foi impactada com a tragédia climática. A crise que atinge o Estado deve persistir por tempo indeterminado. O momento agora é de ajudar nossos irmãos do RS.  


Faça sua Doação.





Diogo A. de Ávila Lopes – Publicitário, Graduado em Comunicação Social com Bacharelado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing Internacional e Formação de Traders; é Sóc da Agência Kamaleão Comunicação LTDA, Especialista em Soluções Digitais, Empretec 2018 (Sebrae), Vice-presidente e Coordenador de Marketing e Projetos da Associação de Artes Marciais, Educação e Cultural IEKO em Curvelo/MG. 

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo