Coluna Marketing e Negócios
por Diogo Lopes
Fotos: Divulgação/Google
A Ambev decidiu suspender sua produção de cerveja em Viamão, na grande Porto Alegre, para envasar água potável e doar à população do Rio Grande do Sul.No país do calor, do carnaval e da cerveja, o assuntou tomou proporções inimagináveis. Como uma cervejaria tomaria uma postura assim?
O fato é que há uma estratégia por trás muito conhecida por profissionais do meio de comunicação, chamada de “marketing social”, que nada mais é do que uma ferramenta estratégica que associa um negócio a uma causa relevante. A ideia é conectar a empresa a valores sociais e promover benefícios mútuos para a causa e para a organização.
Numa tragédia como a que está acontecendo com o povo do Rio Grande do Sul, muitas empresas verdadeiramente conscientes e que sentem que devem algo aos seus consumidores, e que desejam ter uma conexão verdadeira, criam mil maneiras de ajudar, porém há outras apenas “disputando” a mídia gratuita que vem acontecendo no trágico período.
Aparentemente, pode não ser o caso da AMBEV, entendendo que desde 2017 ela mantém a marca de Água AMA, que tem como objetivo principal destinar 100% do lucro para projetos que levam infraestrutura que garantem o acesso à água potável para comunidades e localidades necessitadas. Atualmente, para cada litro de cerveja, a Ambev (ABEV3) usa 2,39 litros de água.
Por que não usar garrafinhas de plástico?
Segundo a Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio), mais de 98% das latas de alumínio produzidas no país são reaproveitadas, índice que faz do setor de latas de alumínio no Brasil o maior reciclador do planeta há mais de 15 anos.
NOTA: Com falta de luz, pouca água e desabastecimento nos mercados, moradores da Grande Porto Alegre têm partido em massa para os raros municípios menos afetados pela chuva extrema e a enchente que atingem o Rio Grande do Sul. Mais de 1,4 milhão de pessoas foi impactada com a tragédia climática. A crise que atinge o Estado deve persistir por tempo indeterminado. O momento agora é de ajudar nossos irmãos do RS.
Faça sua Doação.
Diogo A. de Ávila Lopes – Publicitário, Graduado em Comunicação Social com Bacharelado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing Internacional e Formação de Traders; é Sóc da Agência Kamaleão Comunicação LTDA, Especialista em Soluções Digitais, Empretec 2018 (Sebrae), Vice-presidente e Coordenador de Marketing e Projetos da Associação de Artes Marciais, Educação e Cultural IEKO em Curvelo/MG.