Uma operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil na internet, desencadeada pela Polícia Federal (PF), cumpriu mandados de busca e apreensão em Pirapora e na cidade de Mato Verde, Norte de Minas, na quinta-feira (17/10). As ordens judiciais foram expedidas pelos juízes da 3° Vara de Montes Claros e da Vara Única de Janaúba.
“As investigações revelaram que os suspeitos compartilhavam imagens e vídeos com conteúdos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em grupos de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Tais grupos, inclusive, contavam com integrantes estrangeiros”, divulgou a PF.
A “Operação Rede Limpa XIII” apreendeu celulares, computadores e mídias. Todo o material recolhido pelos policiais será submetido à perícia para identificar outros possíveis envolvidos e ampliar o combate à produção, posse e divulgação online de fotos, áudios e vídeos ilegais, “viralizados” como conteúdos pornográficos. A ação policial também ocorreu em várias cidades da Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí e Maranhão.
A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Denúncias e informações sobre essa prática devem ser repassadas à polícia pelo Disque- Denúncia (FONE 181).
O sigilo é garantido.