Redação PN
A fábrica da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) de rações e suplementos minerais para ruminantes foi inaugurada em 31/10, no distrito de São José da Lagoa, em Curvelo - região Central de Minas. Com investimento total de R$ 240 milhões e apoio financeiro decisivo do governo estadual, será a maior fábrica de rações da América Latina.
A nova unidade irá criar novos 200 postos de trabalho. O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema participou da inauguração e afirmou que a fábrica irá fazer “diferença”, agregando muito valor à produção do agro e dinamizando a economia da região. A nova fábrica tem capacidade produtiva de 540 mil toneladas/ano de rações e suplementos minerais.
A implantação da planta industrial de Curvelo ocorrerá em 3 etapas. Em andamento, a 2ª fase tem 55% das obras concluídas e contempla a construção de secadores e silos para armazenagem de grãos (com capacidade para 1 milhão de sacas). A 3ª etapa prevê a ampliação para linhas pet e peixe, conforme a demanda do mercado.
Durante a inauguração, também foi assinado um protocolo de intenções entre a EMATER-MG e a CCPR para viabilizar o fornecimento de leite de pequenos produtores para escolas mineiras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE. A CCPR também é considerada a maior cooperativa captadora de leite do país. É formada por 30 cooperativas singulares, 25 mil cooperados e uma rede varejista com 20 unidades em Minas Gerais e Goiás.