Redação Pirapora News
O acesso à Tarifa Residencial Social, que oferece 50% de desconto nas contas de água e esgoto, passou por mudanças importantes. O objetivo das novas regras é ampliar a cobertura do benefício e garantir que ele chegue, de forma mais eficiente, às famílias que realmente precisam.
A partir de agora, para ter direito ao desconto, o titular da ligação de água deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Também têm direito ao benefício famílias com algum membro contemplado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Cada grupo familiar poderá receber o desconto em apenas um imóvel residencial, e é fundamental que os dados estejam atualizados tanto no CadÚnico quanto junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
De acordo com o SAAE, o novo modelo de concessão já entrou em vigor e está sendo aplicado automaticamente às faturas com vencimento a partir de abril de 2025, para os usuários que atendem aos critérios exigidos. No entanto, aqueles que não receberam o desconto ou foram informados, por meio da conta, sobre a possibilidade de perda do benefício, devem procurar o setor de atendimento da autarquia.
Para regularizar a situação, é necessário apresentar um documento de identificação oficial do titular da ligação e um dos seguintes comprovantes:
- Comprovante atualizado de cadastramento no CadÚnico;
- Cartão de beneficiário do BPC;Extrato de pagamento do benefício ou declaração emitida pelo INSS ou outro regime de previdência social, seja ele público ou privado.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no setor de atendimento do SAAE, localizado na Avenida Salmeron, nº 255, Centro, ou pelo WhatsApp (38) 98823-1137.