Projeto propõe rotas turísticas, ações de marketing e articulação entre setores público e privado para impulsionar o desenvolvimento local
Redação Pirapora News
Coordenado pelo professor Pablo Peron de Paula, o projeto conta com apoio o Poder público Municipal e da Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR). Durante os dois dias, os chamados “Círculos de Ação” reuniram representantes do setor público, empreendedores e pesquisadores para debater estratégias que promovam o turismo e a economia criativa na cidade, com foco em áreas como o artesanato, a cultura e a gastronomia.
A partir de entrevistas e pesquisas realizadas diretamente em Pirapora, foram identificadas as principais potencialidades e vulnerabilidades do setor turístico local. Um dos destaques foi a proposta de criação de rotas turísticas conectando empreendimentos criativos, atrativos naturais e culturais, além de empresas locais, com o objetivo de ampliar a visibilidade e gerar novas oportunidades de negócios.
Também foram apresentadas sugestões de ações de marketing voltadas para o comércio e o turismo, com a perspectiva de aumento do fluxo de visitantes, especialmente durante as grandes festas populares e com o possível retorno dos tradicionais passeios a bordo do Vapor Benjamim Guimarães.
O relatório final do projeto será divulgado em breve, trazendo uma lista das propostas mais viáveis para fortalecer a economia criativa e o turismo em Pirapora, por meio da atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada.