Redação Pirapora News
Fotos: Max Rocha e Ivan RodriguesApós 12 anos parado e 5 anos fora d''água, o Vapor Benjamim Guimarães finalmente retornou às águas do Rio São Francisco. Uma grande operação foi executada pela empresa Indústria Naval Catarinense (INC), na manhã de 03/05, para levar a embarcação histórica do Porto de Pirapora para o trecho do "Velho Chico".
A INC e a Administração municipal tiveram que solicitar à CEMIG liberação de mais água pela Usina Hidrelétrica de Três Marias, garantindo as condições necessárias para recolocar, com segurança, o Benjamin de volta ao leito do rio. Foi a culminância da obra de reforma e restauração do Vapor - iniciada em novembro de 2024.
O barco será reinaugurado em 1° de junho, nas comemorações do 113 anos de Pirapora, confirmou o Poder público municipal. Mas a embarcação ainda não voltará imediatamente a realizar seus passeios turísticos - o que depende de mais alguns testes, vistorias, volume de d'água, sinalização e desassoreamento do canal de navegação no rio.
Um grande público se concentrou na mureta do cais, na Av. São Francisco, para assistir a complexidade da operação acompanhada por Autoridades municipais, Marinha e Guarda Civil. Com 112 anos de existência, o Vapor pesa 243 toneladas, tendo 43 metros de comprimento, 7 metros de largura, capacidade para transportar até 140 pessoas passageiros e tripulantes.