O mês de junho será marcado pela publicação de livros dos autores Edson Lopes, Brenda Souza e Douglas Ferreira. Os escritores participaram do Projeto 3MARGENS, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais e agora apresentam aos leitores uma coleção composta por três livros autorais e inéditos.
O escritor Edson Lopes, autor de diversos livros de poesia e de crônicas, estreia como romancista com a publicação de ‘Atalhos’. O livro é ambientado em Buritizeiro e traz personagens como Carolina, menina apresentada como muda nos primeiros capítulos da narrativa e que vivencia uma série de violências em seu processo de amadurecimento. Em dado momento, perde a mudez e passa a dominar a linguagem com eloquência, o que desencadeia importantes mudanças para a protagonista. "Atalhos" também é sobre Laura, uma professora e escritora premiada, parte de Montes Claros com o marido para morar em Buritizeiro, a fim de criarem raízes. Ele, um homem que se aproxima de uma garota mais jovem ao chegar na nova cidade, o que desencadeia acontecimentos trágicos.
O livro “Escarpa”, escrito por Brenda K. Souza, apresenta uma série de pequenos textos (em poesia e prosa) que vão aos poucos ganhando contornos de uma história familiar, que o leitor vai compreendendo por meio de diálogos (cartas-poemas) entre mãe e filho. Os personagens, de descendência indígena, veem suas vidas atravessadas e condicionadas por questões ligadas à questão do território – real e identitário. Nesse livro, fundamentado na busca pela conexão com sua origem indígena, a autora visibiliza questões pouco abordadas por escritores barranqueiros da região de Pirapora e Buritizeiro, como a ancestralidade e as vivências de corpos indígenas no território barranqueiro.
Em “Através, um Durante”, seu livro de estreia na Editora Tamboril, Douglas Ferreira reúne crônicas que se dedicam a registrar travessias geográficas e íntimas. As crônicas não têm um cenário fixo. Cada texto apresenta uma paisagem e um movimento do autor pelo mundo ou pelos seus mundos internos. Assim, o leitor acompanha trajetos percorridos pelo narrador caminhante. Apesar de ser um livro de prosa, a poesia impregna as narrativas e revela um escritor que, apesar de destacar movimentos entre chegadas e partidas, está sempre em busca de um retorno para casa, para a sua identidade cultural barranqueira, para a paisagem do vale do Velho Chico, para algo que lhe seja próprio e familiar.
São três autores, três livros, três estilos de escrita e, sem dúvida, um acontecimento para a cena literária contemporânea barranqueira.
Os livros foram publicados pela Editora Tamboril, e contam com a participação de uma equipe de artistas e profissionais como a Sissa Morais, autora das artes de capa e ilustrações, bem como o Vinícius Ribeiro, ilustrador e designer gráfico, além de Rafael Oliveira, coordenador editorial do projeto.
Parte dos livros publicados serão doados a alunos do Ensino Médio de escolas públicas, durante oficinas de escrita criativa, que estão sendo ministradas pelos autores. Também serão doados exemplares para bibliotecas comunitárias, públicas e escolares, para que outros leitores possam ter acesso gratuito às obras viabilizadas pelo Edital Minas Literária 2024, do Fundo Estadual de Cultura de MG.
Serão dois eventos de lançamento:
Em Pirapora, o lançamento acontecerá na Biblioteca Tamboril, no sábado, 06/06, às 19h.
Em Buritizeiro, o evento acontecerá na Fundação Caio Martins, no dia 14/06, às 19h.