Por Cida Santana
MunicÃpio faz adequações para aderir ao sistema Redesim + Livre que automatiza processos para a abertura de novos negócios Buritizeiro, no norte do estado, está se preparando para implementar no municÃpio o projeto Redesim + Livre, que transforma o modo de abrir e regularizar empresas.
O programa permite que todos os processos de abertura, regularização e encerramento de empresas sejam feitos digitalmente, dispensando deslocamentos e reduzindo o tempo de espera.
A iniciativa é do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com o Sebrae Minas, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos, ação que apoia o poder público na modernização da gestão e no incentivo aos negócios.
Além da plataforma de integração de dados, que contribui para a desburocratização e facilita o processo de criação de novas empresas, o sistema inclui os princÃpios da Lei de Liberdade Econômica, que geram um ambiente mais propÃcio ao empreendedorismo.
O projeto inovador resulta da união entre a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Katia Leite, a implementação facilitará a vida dos empreendedores de Buritizeiro e região.
“Com o programa, será possÃvel abrir uma empresa no municÃpio com apenas um clique, automatizando e desburocratizando o processo. É uma forma de o poder público atuar como facilitador para os pequenos negócios”, ressalta.
O secretário de desenvolvimento de Buritizeiro, Ronaldo Branco, reforça que a implantação do programa exige empenho de todos os envolvidos. É um esforço conjunto para que as mudanças sejam feitas e o que o ecossistema seja montado.
Além dos servidores, os contadores que dão suporte aos empreendedores também serão capacitados para que o programa traga desenvolvimento e geração de renda para nossa cidade e região”, enfatiza.
Em todo o Norte de Minas, outras dez cidades já aderiram à iniciativa: Pirapora, que foi a segunda cidade de Minas a fazer a implantação, Bonito de Minas, Itacarambi, Janaúba, Januária, Japonvar, Joaquim FelÃcio, Josenópolis, São Francisco e Serranópolis de Minas. Além de Buritizeiro, outros 13 municÃpios da região estão recebendo consultorias para a implantação do Rede Sim + Livre.
Programa Territórios Mais Atrativos
O Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor.
São três frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária e Atração de Investimentos.