Nova diretoria conduzirá, até o ano 2025, os 14 municípios da Instância de Governança Regional
Redação PN - Foto: Ascom
Aconteceu no último dia 19/01, na cidade de Curvelo, a eleição e posse da Diretoria executiva eleita para conduzir a Instância de Governança Regional/IGR ‘Guimarães Rosa’, no biênio 2023/2025. O Prefeito de Pirapora, Alex Costa Cesar, assumiu a presidência do circuito, tendo como 1° Vice-Presidente Alair José de Oliveira Junior (representante de Curvelo) e como 2° Vice-Presidente Altino Rodrigues Neto, de Felixlândia.
Também compõe a nova diretoria a Tesoureira Jéssica Cristina Martins Ferreira Brás (de Inimutaba) e a Secretária Simone Moreira Miranda Martins, de Presidente Juscelino. O Turismólogo Marco André Malaquias segue como Gestor do IGR. A reunião foi prestigiada pelos Prefeitos Luiz Paulo Guimarães (Curvelo); Vanderli de Carvalho (Felixlândia); Pedro Braga (Buritizeiro); Sandra Maria Fonseca Cardoso (Ibiaí); José Geraldo Alves de Almeida - “Zé Boy Preá” (Ponto Chique); e Márcio Kalú (Araçaí).
Atualmente 14 municípios que compõe a IGR Guimarães Rosa: Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Ibiaí, Inimutaba, Martinho Campos, Morro da Garça, Pirapora, Pompéu, Ponto Chique, Presidente Juscelino e Santo Hipólito. Criado em dezembro de 2003, o circuito regional faz parte da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais/ FECITUR.
Referência cultural
O Circuito Turístico Guimarães Rosa nasceu a partir das experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão das regiões centro-norte de Minas pelo prazer "de tocar e ver com os próprios olhos" as paisagens, os lugares, o cerrado (sertão real), os Rios das Velhas e São Francisco - andanças onde se passam as narrativas do célebre escritor João Guimarães Rosa.
Em maio de 1952 o escritor cordisburguense realizou uma viagem pelo interior mineiro que serviria de inspiração para o livro “Grande Sertão: Veredas”. Na ocasião, foi acompanhado por um grupo de vaqueiros e sua boiada, além de uma equipe de reportagem da histórica Revista ‘O Cruzeiro’. Em Minas Gerais, a política pública de Regionalização do Turismo é desenvolvida desde 2001 e conta com 471 municípios articulados em 44 regiões turísticas.