Biblioteca Tamboril, Fundação Banco do Brasil e Projeto ‘Mundo, vasto mundo digital’ capacitam para o primeiro emprego e o empreendedorismo
Redação - Fotos: Rafael Oliveira
Aconteceu no último dia 27/01 o encerramento da ‘Oficina de Orientação profissional’, que capacitou 60 jovens (com idades entre 14 e 29 anos) em Pirapora. Realizada no campus do Instituto Federal Norte de Minas/IFNMG pela Biblioteca Comunitária Tamboril - com patrocínio da Fundação Banco do Brasil - a formação fez parte do ciclo de oficinas do Projeto ‘Mundo, vasto mundo digital’.
Os trabalhos começaram em 2022 e ofertaram aos estudantes formação em empreendedorismo, robótica, elaboração de projetos, comunicação, marketing e informática. Ao longo da capacitação, os alunos tiveram acesso a informações sobre temas como empreendedorismo, mercado de trabalho local, profissões do futuro e outros conteúdos.
Informações, dicas, atualizações e recomendações capazes de contribuir com o sucesso profissional dos jovens que estão, em grade parte, buscando o 1° emprego ou oportunidades para concretizar seus projetos, de olho no futuro. Para Myrella Ramony, 16 anos: “Não foi apenas sobre orientação profissional. Me chamou muito atenção a importância do autoconhecimento. É algo que vai além do mercado de trabalho”.
Os estudantes também receberam orientações sobre formatação de currículos, tecnologias para acessar o mundo do trabalho, reflexões sobre perfis comportamentais e carreiras. A programação foi conduzida pela especialista em Gestão de Recursos humanos (RH), Cristiane Carvalho - que coordenou as aulas teatralizadas, rodas de conversa e palestras, através das quais os alunos tiveram contato com empresários locais.
Convidados e depoimentos
Participações do Gestor da rede de farmácias Drogaria Cristina, Geraldo Magalhães; do empreendedor Lucas Miranda (da empresa de tecnologia LUMATEC); da cantora e professora Kênia Freedom (do Studio Freedom) e do empresário Junio Freire (da Barbearia Betel). Também contribuíram com a formação o Secretário municipal de Desenvolvimento econômico, Hélio de Oliveira Júnior; o Gestor de RH da Minasligas, José Júnior, e o Diretor geral do IFNMG, Prof° Wallace Trindade.
Eles participaram de bate-papo sobre a importância da formação para o sucesso na vida profissional, em qualquer carreira ou empreendimento. Ao final da capacitação, os formandos deram depoimentos sobre o curso. “Essa oficina contribuiu com a ampliação do meu conhecimento e fortaleceram minha vontade de realizar meu projeto de futuro”, disse Everton Morais, de 24 anos.
Lauro Luiz Andrade (19 anos) comentou que “já estava pensando em desistir de procurar um emprego, mas o curso me inspirou a continuar e nunca desistir. Como pessoa de gênero fluido, tenho menos oportunidades, pois algumas pessoas julgam”. “Participo do projeto faz 1 ano. Realmente vou levar tudo o que vi aqui para a vida inteira. Aprendi muito sobre perfis comportamentais e sobre o mercado de trabalho”, concluiu Luis Felipe da Silva, 16 anos.