Redação - Foto: Divulgação
Você já deve ter percebido que o Beach Tennis é o esporte do momento. Os praticantes apontam vários benefícios para a saúde e, claro, recomendam bem sua prática. Criada nos anos 80, a modalidade vem se popularizando e conquistando cada vez mais adeptos no País. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, estima-se que hoje existam mais de 1,1 milhão de praticantes.
Em Pirapora, o clima tropical e a paisagem praiana - às margens do Rio São Francisco - foram naturalmente convidativos para o desenvolvimento do Beach Tennis, contando ainda com o incentivo de desportistas e educadores físicos. Em pouco menos de 2 anos o esporte deixou de ser novidade e “modinha’ para virar realidade na cidade. O movimento #BeachTennisPirapora virou case de sucesso.
Como hobby, passatempo, atividade física, esporte de verão, alto rendimento e espírito competitivo, a mistura do tênis com vôlei de praia é jogada com raquete e bolinhas adaptadas, sozinho ou em duplas - na praia, em quadras, clubes esportivos ou quintais. Super fácil de aprender (tem regras simples) e pode ser jogado por pessoas de todas as idades.
Saúde, boa forma, motivação e tônus corporal
Chama a atenção os benefícios à saúde e boa forma atribuídos ao Beach Tennis. Uma das principais características é o gasto calórico e energético. O organismo se movimenta, acelera o metabolismo e ocasiona a perda de gordura. O aumento da coordenação motora equilibra os movimentos dos membros superiores e inferiores, melhorando os reflexos.
Para vencer, é preciso que o tenista esteja atento não só aos seus movimentos, como de todos à sua volta. As estratégias do jogo também exigem concentração e foco. Além da revigoração corporal, o Beach Tennis aumenta a motivação de se exercitar e seguir uma vida mais saudável na alimentação. Os hormônios de felicidade e prazer fazem crescer a vitalidade e animação.
Outro grande benefício é que esse esporte trabalha todo o tônus corporal - condicionamento físico e aeróbico. Assim, nenhum ponto corporal fica de fora, transformando e modelando-o totalmente. Quem sente dores pontuais, pode ficar tranquilo, pois essa modalidade promove baixo impacto articular por conta da areia, que amortece as passadas e aterrissagens.