Norte de Minas detém 50,7% da produção estadual e Pirapora se mantém entre os 10 maiores municípios bananicultores. Brasil é o 4° produtor mundial
Max Rocha - Fotos: Abanorte e Emater MG
Produção concentrada, principalmente, no Norte de Minas, com uma média de 401,6 mil toneladas/ano ou 50,7% da quantidade estadual. A região soma 22,5 mil hectares de banana, tendo o clima, o sol e a irrigação (em larga escala) como diferenciais, favorecendo o cultivo e colheita de frutas tropicais, destaca o Jornal Diario do Comércio.
Jaíba é destaque entre os municípios mineiros, com 177,7 mil toneladas anuais em 8 mil hectares, seguida de Delfinópolis, no Sul do Estado. O ranking estadual dos 10 maiores produtores inclui Janaúba, Nova Porteirinha, Nova União, Uberlândia, Matias Cardoso, Verdelândia, PIRAPORA (15,5 mil toneladas) e Andradas.
A fruta favorita do mundo
A Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte ) sediada em Janaúba, reúne 2,5 mil fruticultores, sendo 1 mil bananicultores. Segundo a entidade, a banana gera mais de 45 mil empregos diretos e indiretos no Norte de Minas, ocupando 63% da área destinada à fruticultura regional. Hoje, o Brasil tem mais de 465 mil hectares de terras com plantios de banana, segundo dados do IBGE.
A Índia é o maior produtor mundial de #bananas, seguida pela China, Indonésia, Brasil e Equador. A banana é a 4ª cultura alimentar mais importante do mundo depois do trigo, arroz e milho (em termos de produção), sendo a fruta favorita do mundo em quantidade consumida. Cada brasileiro come, em média, 25 kg de banana por ano.