Ação policial apreende bens e desmantela esquema de pirâmide financeira mantido pelo famoso golpista - que se passava por influenciador digital e investidor
Redação - Foto: reprodução redes sociais
Durante a ação um veículo BMW Gran Turismo, na cor dourada, que estava com o criminoso, foi também apreendido - por estar vinculado às transações financeiras irregulares. Denominada “Ágio de Sangue”, a 2ª fase da operação foi desencadeada por 40 policiais, responsáveis por 5 prisões e a execução de 8 mandados de busca e apreensão. Este esforço conjunto resultou na recuperação de ativos que somam R$ 500 mil em valores.
Através de redes socais como Instagram, Telegram e WhatsApp, o falso influenciador digital ostentava o estilo de vida e a personalidade de um trader de sucesso, ostentando ganhos expressivos no que seriam plataformas digitais avançadas. Esbanjando dinheiro fácil, riqueza, viagens, festas, bens materiais e "estilo", o estelionatário 'seduziu' muitos "seguidores" e "alienados" com promessas de lucros exorbitantes, a partir de certos investimentos financeiros.
"Cultuado" por internautas, fãs e alienados
No mercado financeiro, trader é a pessoa que realiza determinadas transações, a curto prazo, online, na bolsa de valores. No entanto, tais promessas eram apenas iscas de um esquema criminoso. As investigações apontam que as supostas “operações financeiras” eram, na verdade, cortina de fumaça para os crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar, além de coação e ainda porte ilegal de arma de fogo.
As facilidades oferecidas aos investidores, inexperientes e iludidos, se tratavam de uma pirâmide financeira, pela qual os rendimentos dos participantes mais novos eram pagos com os recursos dos mais antigos - sem a existência de qualquer investimento legítimo. Enquanto isso, o golpista usava as redes sociais para ganhar visibilidade e notabilidade de "influencer", cultuado por internautas, comparsas e fãs.
Os agentes da lei também apreenderam outros bens de alto valor, como 1 moto Honda biz, dólares, 2 motocicletas BMW e 1 veículo Land Rover Evoque, todos vinculados ao esquema fraudulento. A polícia não descarta o envolvimento de mais pessoas e 'parcerias' do grupo com outros elementos do submundo crime. Enquanto as investigações prosseguem, o "influencer" permaneceu detido no presídio de Pirapora, aguardando julgamento.