Juventude comemora o sucesso do 5º Sarau ‘Nós por Nós’ do Clube Literário Tamboril e do movimento cultural ‘Batalha dos Cariris’
Redação PN
Aconteceu no sábado, 16/03, o 5º Sarau ‘Nós por Nós’, realizado pelo Clube Literário Tamboril em parceria com movimento cultural ‘Batalha dos Cariris’. O evento aconteceu no quintal da Biblioteca comunitária, onde reuniram-se artistas de diferentes expressões do hip hop para a mostra cultural de poesia, rap e batalha de rimas.
A programação contou com shows de rappers de Pirapora, Buritizeiro e Várzea da Palma. Eles trouxeram para o palco do sarau a poesia slam, apresentações musicais de rap e trap e passos do break - estilo de dança urbana criada nos EUA na década de 70. O encontro cultural provou a capacidade de resistência e a consciência político-ideológica do movimento hip hop.
Diferentes gerações ocuparam o palco mostrando que a arte de rua traz representatividade e renovação. Os mais antigos integrantes do movimento, os artistas Toninho Crespo (de Pirapora), os grupos Sociedade Negra e Fagulhas MCs (de Buritizeiro), trouxeram nos passos de dança e nas letras do rap a experiência de décadas dedicadas à cultura hip hop.
Já o Grupo Create e o MC Havoc (de Pirapora), além do MC Creed (de Várzea da Palma), representaram o Trap - subgênero do rap que se popularizou entre os jovens a partir dos anos 2010 e segue conquistando novos públicos. No encerramento do sarau, aconteceu mais uma edição da ‘Batalha dos Cariris’, onde os MCs duelaram em duplas.
Foi a 15ª batalha de rimas realizada no quintal da biblioteca, com vitória da dupla formada pelo MC Lil Abin e o MC Cirilo (de apenas 11 anos). Uma noite de encontros e entretenimento, pois o hip hop está em evidência no Norte de Minas. A poética das rimas e a arte urbana se traduzem em denúncia social, luta antirracista, inclusão, sonhos individuais e coletivos das gerações.