Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Arte por todo canto chega a Pirapora

terça-feira, 10 de setembro de 2024

/ by Redação UP

Projeto leva graffiti, muralismo e teatro a cidades do interior do estado

Foto: Divulgação 

Compartilhar o amor e a dedicação às artes com todos, em todos os cantos onde for possível chegar: essa é a proposta do “Arte por todo canto”, que em setembro chega a Minas Gerais, contemplando duas cidades: Pirapora, entre 9 e 14 de setembro, e Buritizeiro, de 16 a 21 de setembro (confira agenda completa abaixo).

O “Arte por todo canto” é um projeto que tem três ações principais, realizadas durante uma semana de imersão no município que o recebe. Sempre começa em uma segunda-feira e é concluído no sábado seguinte. Nesse período, de segunda a sexta-feira, são realizadas duas oficinas – uma de Graffiti e Muralismo, para jovens, e outra sobre o Teatro como ferramenta em sala de aula, para professores, ambas com 15 horas de duração. A terceira ação é voltada para o público em geral da cidade: um espetáculo de rua, em duas sessões realizadas em dois turnos no sábado.

Confira como será cada etapa de execução do “Arte por todo canto”:

Oficina de Graffiti e Muralismo 


Voltada ao público jovem, será oferecida para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades, realizadas em cinco encontros de três horas de duração cada, vão abordar noções básicas sobre grafite e muralismo, com técnicas de pintura, teoria das cores, materiais, tintas e suportes, além de referências artísticas. Ao final das atividades práticas, um lindo legado vai ficar para a cidade.

A oficina 

“O Teatro como ferramenta em sala de aula” tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral. Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto de culminância do projeto, o espetáculo teatral é aberto ao público em geral. Com direção de Érica Lima, “Clownstrofobia” conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Serão duas apresentações em cada cidade, contemplando o público da zona rural do município e a comunidade da zona urbana, tendo sempre um artista local fazendo a abertura do espetáculo no turno da noite. Em Pirapora, a atração local será o músico Inácio Loiola. A primeira temporada do projeto em Minas é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Agenda

Oficina Graffiti e Muralismo  

9 a 13 de setembro: das 13h30min às 16h30min, aula teórica e pintura da parede externa da Associação Cultural Baticundum (Rua Bernardino Barbosa, 22 - Bairro Nossa Senhora Aparecida)

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

9 a 13 de setembro: das 18h30min às 21h30min, na Escola Municipal Doutor Otávio (Rua A n° 93 - Bairro Santos Dumont) 

Espetáculo Clownstrofobia – 14 de setembro

11h - Associação Cultural Baticundum (Rua Bernardino Barbosa, 22 - Bairro Nossa Senhora Aparecida)

19h – Praça dos Cariris – Centro

Atração local (19h) – Inácio Loiola

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo