Com apoio de Editais públicos, artistas renomados e jovens talentos de Pirapora estão realizando projetos que estimulam a produção cultural e a formação de público.
Em 2024, graças às Políticas Culturais estabelecidas pela Lei Paulo Gustavo e pela Política Nacional Aldir Blanc, projetos de diferentes áreas artísticas estão se concretizando em forma de publicações literárias, eventos, oficinas e serviços gratuitos para a comunidade.
A Lei Paulo Gustavo destinou para o município de Pirapora mais de 250 mil reais que foram investidos em projetos de audiovisual, como na produção de videoclipes, documentários, podcasts e curta-metragens. Entre os filmes produzidos, está a animação ‘O Surubim Barbado’, do roteirista barranqueiro Vinícius Ribeiro, que foi lançado em janeiro de 2025 e já soma mais de 30 mil expectadores.
Por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o município recebeu mais de 420 mil reais, que foram investidos em diversas áreas culturais.
Artistas da música são os principais beneficiários da PNAB
Graças ao Edital de Apoio a Projetos Culturais Diversos, publicado pela Secretaria de Cultura de Pirapora, os músicos puderam desenvolver projetos para registrar e promover suas produções artísticas.
Entre as iniciativas contempladas está o Projeto de Gravação do CD Marchinhas de Ouro, uma coletânea de marchinhas autorais do compositor Inácio Loiola. Com 10 faixas, o CD traz músicas que reverenciam a cultura e a história de Pirapora, como as marchinhas ‘O Vapor Tá Que Apita’ e ‘Pira-pa-pum-bé’, além da marchinha vencedora de concurso carnavalesco ‘Aparecida’, que conta a história do primeiro bairro da cidade. Além do CD físico, os interessados também poderão acessar as músicas pelo canal do artista no Youtube.
O lançamento acontece em evento de pré-carnaval, com entrada gratuita, realizado na Biblioteca Tamboril, nessa quinta-feira, 27/02, a partir de 19h30.
Lobão é outro músico consagrado de Pirapora que foi reconhecido pelo Edital da PNAB. O multi-instrumentista, juntamente com a Banda Gerais, realizarão com apoio da política pública uma série de 3 shows em tributos a músicos mineiros e brasileiros. O primeiro desses shows, foi realizado em 21/02. Intitulado ‘A poesia de Aldir Blanc e a Música de João Bosco’, o show homenageou o poeta Aldir, falecido em 2020, de Covid-19. Seus poemas, musicados pelo compositor mineiro João Bosco, foram celebrados durante o show que reuniu mais de 120 pessoas na Biblioteca Comunitária Tamboril.
Foi também na Biblioteca que aconteceu no sábado, 22/02, o Sarau Nós por Nós, idealizado pelo coletivo Batalha dos Cariris, que reúne artistas do Hip Hop de Pirapora e região. No sarau, apresentaram-se artistas como Larissa Alcântara, o Grupo de Rap Sociedade Negra, e os jovens MCs que fizeram apresentações de Trap – Sandrezito e Vinícius Zat.
Além das apresentações musicais, aconteceu durante o Sarau Nós por Nós a 38ª Edição da Batalha de MCs, que foi vencida pela dupla de freestyleiros Alef e Creed.
Biblioteca realiza programação noturna com apoio de política cultural
Nos dois primeiros meses de 2025, a Programação Noturna da Biblioteca já contemplou, além da música, outras áreas culturais, como o audiovisual, com o evento de Sessão de Cinema para o lançamento do curta-metragem ‘O Surubim Barbado’, e o lançamento do livro ‘Malditos Bruxos’, da escritora Kelly Cristina.
Também com apoio de Edital da Lei Paulo Gustavo, a Biblioteca Tamboril está realizando o Projeto Encontro de Leitores, com oficinas de percussão e de confecção de bonecos para teatro, que estão sendo ministradas pelos artistas Junin Tuzin e Vilmara Georgina. O projeto culmina em um festival que será realizado em maio de 2025, com 5 dias de programação que trará saraus, lançamentos de livros, oficina de grafite, show de samba de roda e contação de histórias para crianças.
A Programação Noturna da Biblioteca Tamboril e as atividades do Festival Encontro de Leitores são gratuitas, e conta com eventos para crianças, jovens e adultos. A agenda de eventos mensais é divulgada nas redes sociais do Clube Literário Tamboril.
Oficina de iluminação cênica ajuda a formar jovens para trabalhar na área da cultura
Outro projeto importante viabilizado pela PNAB é a Oficina de Iluminação Cênica, realizado pelo DJ Dika, que atua a mais de 15 anos em Pirapora e região como iluminotécnico. A Oficina beneficiou 20 jovens que participaram de formação teórica e prática em iluminação cênica. Os alunos foram introduzidos a conceitos básicos de iluminação que podem ser aplicados em eventos de teatro, música, dança e exposições de artes.
Como atividade de conclusão do curso, os alunos tiveram que elaborar projetos de iluminação cênica para eventos promovidos por artistas barranqueiros contemplados nos editais culturais. Assim, os alunos executaram projetos iluminotécnicos com estrutura profissional, exercitando o conteúdo que aprenderam durante as oficinas.