O Ponto de Cultura Biblioteca Comunitária Tamboril celebrou na última semana o acontecimento do 6º Encontro de Leitores, festival que reúne anualmente os leitores, escritores e artistas para vivenciar atividades culturais e artísticas diversas.
Nessa edição, a Biblioteca Tamboril propôs como princípio do evento a valorização da diversidade. Assim, a programação do festival misturou referências da cultura popular, da cultura urbana e na identidade barranqueira.
Como numa colcha de retalhos, as temáticas do folclore, do hip-hop e da música barranqueira ajudaram a formar um mosaico diverso, a partir de atividades e atrações para todas as idades.
A apresentação da “Sinfonia de um homem só” marcou a abertura do evento, no dia 15 de maio. O artista ribeirinho do município de São Francisco, Geovanne Sassá, encantou o público infantil com um show que mistura percussão, música e artes circenses.
Além da Oficina de Bonecos, que ministrada pela artista Vilmara Georgina, o 6º Encontro de Leitores contou com outras oficinas literárias e artísticas. O músico Junin Tuzin conduziu as aulas da Oficina de Pandeiro, ensinando variações de samba e outros ritmos afrobrasileiros, como o afoxé.
A proposta da oficina foi exaltar o repertório de sambas do músico barranqueiro Marku Ribas, e a obra markuniana foi a referência que acompanhou os alunos ao longo de 3 meses de oficina.
Entre 16 e 18 de maio, foram realizadas as oficinas de Rimas, ministrada pelos MCs da Batalha dos Cariris; a Oficina de Escrita Criativa com a escritora e Doutoranda em Literatura Brenda K. Souza; e a Oficina de Grafite, atividade que foi realizada em espaço aberto, na Escola Paulo Freire, do Bairro São Geraldo.
Como resultado da Oficina de Grafite, os alunos colaboraram na criação de um painel que deixou o muro da escola mais colorido graças à intervenção artística da turma. O trabalho criativo dos alunos foi dirigido pelos professores Mari Rodrigues e Bernardo LadoBeco.
A programação contou ainda com dois saraus: o Sarau Roda de Samba e o Sarau Nós por Nós.
O Sarau ‘Roda de Samba’, que aconteceu na sexta-feira (16/05), reuniu músicos e intérpretes que se revezaram no palco para representar o melhor desse ritmo que só o Brasil poderia criar. A abertura do evento trouxe o Tributo à Marku Ribas, com a Banda Gerais e os alunos da Oficina de Pandeiro.
Teve ainda chorinho com Léo Café e Merica; bossa nova com Família Félix; partido alto e outras variações de samba com Gabi Carmo, André, Cheester e Leirson. O evento foi marcado por muita emoção, com homenagens ao Félix Junior, grande expoente nacional do samba e do chorinho, falecido recentemente em Brasília.
O Sarau ‘Nós por Nós’ trouxe para o palco atrações como o rapper LeChay, que apresentou músicas já conhecidas do público e composições inéditas, e o MC Mota, que também apresentou algumas de suas músicas ainda inéditas. Esse sarau também contou com a participação dos MCs da Batalha dos Cariris, na 44ª Batalha de Rimas.