Responsive Ad Slot

Restauração do Benjamim Guimarães custou R$ 5,8 milhões

sexta-feira, 11 de abril de 2025

/ by UPira

Vapor Benjamim Guimarães volta as águas do Rio São Francisco após 10 anos

Redação Pirapora News


Fotos: João Paulo Sousa - Pirapora News

Após uma década fora das águas e passando por um intenso processo de restauração, o tradicional vapor Benjamim Guimarães está prestes a retornar ao Rio São Francisco. A embarcação, um dos ícones turísticos e históricos de Pirapora (MG), deve retomar as atividades no dia 28 deste mês, conforme divulgado em primeira mão pelo portal Pirapora News.

Tombado como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 1985, o vapor possui capacidade para 140 pessoas entre tripulantes e passageiros. Com 43,85 metros de comprimento e 7,96 metros de largura, a embarcação possui motor a vapor de 60 CV, movido a lenha, e um sistema de propulsão com roda de pás na popa, que pode alcançar até 12 km/h.

O retorno do Benjamim Guimarães ao Velho Chico só foi possível após uma longa negociação entre esferas públicas e um investimento total de R$ 5,8 milhões. Inicialmente, a responsabilidade pela reforma seria da Prefeitura de Pirapora, com financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Contudo, após um acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras assumiu os custos e a execução do projeto de restauração.

A expectativa é que o retorno do vapor reforce o potencial turístico e cultural da cidade, que há anos aguardava a volta desse importante símbolo fluvial.

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo