Projeto “Arte em Cores Minas” reúne artistas visuais para mural coletivo e promove oficinas e conteúdos educativos na cidade
Redação Pirapora News
Fotos: Ivan AbreuO Mercado Municipal Júlio Freire da Costa, em Pirapora (MG), vai ganhar novos tons entre os dias 15 e 18 de maio, com a primeira edição local do projeto “Arte em Cores Minas”. A iniciativa, que já passou por outras cidades mineiras como Uberaba, reúne artistas visuais selecionados para criar um grande painel coletivo na área externa do tradicional mercado, no Centro da cidade. A ação leva ao espaço público expressões de arte urbana como graffiti e stencil, aliando criatividade, formação e impacto social.
Realizado pelo Instituto Vivas em parceria com o Governo de Minas Gerais e patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto busca valorizar talentos locais e democratizar o acesso à arte, transformando paisagens urbanas em verdadeiras galerias ao ar livre.
Mural que celebra Pirapora
A obra coletiva será uma homenagem à própria cidade, retratando suas belezas naturais, diversidade cultural e riquezas locais. O mural é pensado para dialogar com os moradores e frequentadores do mercado, integrando a rotina da população com manifestações artísticas contemporâneas.
Os cinco artistas visuais selecionados para representar Pirapora foram:
- Carlos Eugênio Batista dos Santos (Karlos Batista)
- Elaine Ramos Mourão (Elaine Gardel)
- Fábio Ferreira da Silva (Fábio Silva)
- João Francisco Damázio
- Roberto Barbosa da Rocha (Bozzo)
Eles foram escolhidos por uma comissão formada por especialistas renomados na cena da arte urbana: André Amparo, Davi DMS e Fhero – que também atuam como mentores do projeto.
Arte que forma, inclui e movimenta a cidade
Além do mural, o “Arte em Cores Minas” também oferece atividades formativas, como a Oficina de Luminárias Criativas, que acontece durante os quatro dias de evento. A oficina é gratuita e aberta ao público, com foco na geração de renda e estímulo à economia criativa local, utilizando materiais recicláveis. São 12 horas-aula de aprendizado e troca.
Outro destaque do projeto são as videoaulas online sobre arte urbana, acessíveis gratuitamente por meio de uma plataforma digital. Os conteúdos contam com tradução em Libras e legendas, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão e acessibilidade.
Ao final da temporada de atividades, está previsto um encontro em Belo Horizonte com convidados especiais, discutindo os resultados da iniciativa e os caminhos da arte nos espaços públicos.
Um legado colorido em Minas e além
Desde 2020, o projeto “Arte em Cores” já levou cor e cultura a mais de 20 cidades do Pará e Maranhão, e desde 2023 tem investido na cena mineira. Até o fim de 2024, o “Arte em Cores Minas” chegará ainda a Três Marias, Lagoa Santa, Santa Luzia e Divinópolis, formando um circuito de arte urbana pelo estado.
Ao todo, a iniciativa já contabiliza mais de 327 murais produzidos, 317 premiações distribuídas e milhares de interações com o público, tanto presencialmente quanto nas redes sociais. Em Minas, os murais e artistas participantes podem ser acompanhados pelo Instagram oficial do projeto: @arteemcoresminas.
Mais que embelezar fachadas, o “Arte em Cores” reconhece talentos, movimenta a economia local e promove o sentimento de pertencimento, deixando um legado permanente por onde passa.