Ex-presidente terá que cumprir recolhimento domiciliar e está proibido de usar redes sociais e manter contato com diplomatas
Redação Pirapora News
Foto: Fotos de Brenno Carvalho e Cristiano Mariz/O GloboO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilize tornozeleira eletrônica e cumpra recolhimento domiciliar durante as noites e nos fins de semana. As medidas fazem parte de uma operação da Polícia Federal autorizada pelo STF, que investiga possíveis crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional.
Além da tornozeleira e do recolhimento domiciliar, Bolsonaro está proibido de manter contato com outros investigados, de se aproximar de embaixadas e de se comunicar com diplomatas estrangeiros. Também não poderá acessar ou utilizar redes sociais.
A ação da PF teve o respaldo da Procuradoria-Geral da República, que emitiu parecer favorável ao cumprimento das medidas cautelares. Os mandados de busca e apreensão foram executados na residência do ex-presidente e na sede do Partido Liberal, em Brasília.
Em nota, a defesa de Bolsonaro reagiu com veemência. Os advogados classificaram as medidas como "severas" e disseram ter recebido a decisão com "surpresa e indignação", alegando que o ex-presidente tem colaborado com a Justiça e cumprido todas as determinações judiciais.