Números e percentuais que desafiam e animam lojistas, comércio e serviços
Max Rocha
Soluções de pagamento, transferências e investimentos na palma da mão facilitam o cotidiano, mas exigem cuidados extras dos empreendedores e consumidores. De acordo com pesquisa CNDL/SPC Brasil, 22% deles sofreram algum tipo de golpe (fraude financeira) nos últimos 12 meses, somando 8,4 milhões de vítimas.
O número de inadimplentes no país teve uma pequena queda em dezembro após meses de alta: 4 em cada 10 brasileiros adultos (40,10%) estavam com crédito negativado em dezembro/2022, somando 65 milhões de pessoas. O volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 8,79% entre 2021 e 2022.
Cada vez mais PIX
Diante da recusa de um pedido de crédito, a solução encontrada por 32% dos consumidores é usar o nome de amigos ou familiares para fazer compras com cheque, cartão de crédito e no crediário, contrair empréstimo ou financiamento. Alerta: O empréstimo de nome pode acarretar prejuízos e constrangimentos.
Enquanto isso, o PIX - criado em novembro de 2020 - teve forte e rápida adesão dos brasileiros e já é o meio de pagamento mais utilizado no país (67%), superando o cartão de débito (42%), o cartão de crédito (35%) e o dinheiro vivo (22%). Os números também são da Confederação Nacional dos dirigentes logistas - CNDL/SPC Brasil.
Pandemia e alta dos juros
Os últimos anos foram extremamente desafiadores para os micro e pequenos empreendedores brasileiros. O avanço da vacinação, o controle da pandemia e o retorno à vida “normal” foram acompanhados pela alta dos preços e por um longo ciclo de alta na taxa de juros.
"Os micro e pequenos empresários apontam um aumento de 38% nos preços e no custo da matéria-prima (38%) é o principal desafio para o crescimento das suas empresas', informa a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL'MG), que congrega 206 CDLs e mais de 60 mil associados.