Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Recorde de Lixo: Por que Pirapora suja tanto a orla fluvial ?

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

/ by UPira

 Redação PN - Foto: Divulgação 


Os feriadões e a onda de calor (em setembro e outubro) levaram um grande número de piraporenses e visitantes para se refrescar no Rio São Francisco. Porém, o movimento extra confirmou uma preocupação das autoridades e ambientalistas: o aumento considerável no volume de lixo acumulado no Balneário das Duchas, na extensão da margem do rio, trecho da Av. São Francisco e, principalmente, na Praia do Areião. 


Boa parte dos banhistas e turistas frequenta a orla fluvial deixando um rastro impressionante de restos de comida, embalagens plásticas e de alumínio, garrafas pet, copos descartáveis, vidro, restos de churrasco etc. A cada fim de semana, mais de meia tonelada de resíduos é recolhida pela limpeza pública. O trabalho dos funcionários não acompanha mais o ritmo crescente da falta de educação, cuidado e civilidade do povo.

Imundice, riscos à saúde e segurança

As campanhas educativas e a quantidade de lixeiras não sensibilizam os ‘sujões’ e os vândalos. Além da orla, o excesso de detritos espalhados por ruas, avenidas, canteiros centrais, jardins e calçadas - em vários pontos da cidade - revela a falta de consciência popular sobre higiene, descarte correto dos resíduos e preservação do meio ambiente. Imundice que impacta o visual da cidade, com riscos à saúde e segurança de todos. 


O poder público precisa redimensionar seus serviços de limpeza, coleta de lixo e proteção dos patrimônios. E o mais urgente: A comunidade, em geral, tem que mudar de atitude, passando a cuidar melhor das belezas, atrativos naturais e símbolos locais. A mudança começa por cada um colaborando e fazendo sua parte. ‘Cidade limpa não é a que mais se varre; é a que menos se suja’.








Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo