Responsive Ad Slot

Muitas reclamações: O piraporense é um bom cliente no delivery?

domingo, 12 de novembro de 2023

/ by Redação UP

Antes de xingar o motoboy e dar nota zero para a lanchonete ou restaurante, respire fundo e avalie se você está fazendo sua parte

Redação Pirapora News - Fotos: Divulgação 


Já recebeu comida fria no delivery, xingou o motoboy e avaliou negativamente o restaurante no aplicativo? A máxima diz que o cliente tem sempre razão, mas donos de restaurantes, lanchonetes e empresas de delivery alertam que há fatores que fogem do controle e erros na entrega podem ocorrer eventualmente.

Se o prato chegou frio ou com muito atraso em relação ao tempo estimado pelo aplicativo de delivery, em boa parte dos casos a responsabilidade pode não ser da empresa, nem do motoboy. Com frequência, a culpa recai no cliente anterior - que deixou o entregador esperar por “horas” antes de retirar a comida.


É muito comum o cliente pedir comida enquanto está voltando para casa. Quando chega a entrega, a pessoa ainda está presa no trânsito e o motoboy é obrigado a aguardar. Fora os casos costumeiros de clientes que informam endereços errados; perdem tempo procurando dinheiro ou cartão; problemas na operação do PIX; ou simplesmente demoram muito para sair de casa e atender o entregador.

Despreparo, maus hábitos e falta de educação


Outros acidentes comuns acontecem quando o cliente pede ao entregador que ele suba até o apartamento ou ainda quando o porteiro recebe o pedido, mas, por alguma razão, não avisa imediatamente o morador. Sem saber o motivo do atraso, o cliente apela. Avalia negativamente a empresa, o motoboy e, na pior das hipóteses, deixar de pedir no estabelecimento. 

O atraso causado por um cliente impacta negativamente nas entregas seguintes. Resultado: Mais demora. Antes de reclamar do atendimento nas redes sociais ou dar zero estrelas no app, o freguês deve fazer contato com o estabelecimento e assim tentar solucionar o problema de forma educada ou amistosa. Infelizmente, na maioria dos casos, não é essa a reação.  



“No local, as pessoas se comportam de maneira diferente do que no delivery. No salão, elas percebem que há outras pessoas e que o mundo não está girando em volta delas. No delivery, a percepção é que a empresa e o entregador estão trabalhando apenas em função delas”, comentam os empresários - reclamando do despreparo, dos maus hábitos e da falta de educação de muitos clientes em Pirapora e Buritizeiro.

Manual de etiqueta: Como ser um bom cliente do delivery?

1. Não avalie restaurante em dia de chuva : É o pior dia. Frota de entregadores reduzida e demanda extra de pedidos. Além dos atrasos e imprevistos ocasionais, riscos de acidentes no trânsito

2. Não vá tomar banho enquanto aguarda comida : Após ter feito o pedido, o cliente deve acompanhar o status da entrega e ficar de prontidão para receber a comida. Deixe cartões e dinheiro já separados. Nada de fazer o pedido enquanto ainda estiver fora de casa ou ir tomar um banho demorado. Evite também pedir que o entregador vá até a porta do seu apartamento ou que o porteiro retire a comida por você.

3. Antes de xingar, fale com o restaurante : O refrigerante não veio ou, por alguma razão, você se decepcionou com o serviço? Antes de mais nada entre em contato com o estabelecimento e explique o ocorrido. Do outro lado, há pessoas dispostas a ouvirem e a aprimorarem o serviço e, provavelmente, a oferecerem algum tipo de compensação.

4. Respeite o motoboy e a empresa : Independente de qual for a falha, evite ser mal-educado com o motoboy e com a equipe de atendentes. “Às vezes a gente recebe mensagens bem rudes, como se a pessoa tivesse falando com um robô. Mas do outro lado há pessoas atendendo e trabalhando para que o serviço seja o melhor possível”, dizem os empreendedores.

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo