Responsive Ad Slot

Pirapora convive com aumento dos moradores de rua e andarilhos

sábado, 23 de dezembro de 2023

/ by UPira

 Redação - Fotos: Divulgação


A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos 10 anos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (@Ipea) com base em dados do CadÚnico/Cadastro Único do governo. O número saltou de 21.934 moradores de rua (em 2013) para 227.087 em agosto de 2023. 

As principais causas do problema são a exclusão econômica - insegurança alimentar, pobreza e desemprego; perda de moradia; questões de saúde mental, alcoolismo e outras drogas. Efeito também da fragilização ou ruptura de vínculos sociais (familiares, afetivos e comunitários) - por meio dos quais essas pessoas poderiam ser capazes de obter apoio nas situações de dificuldade. 


Em Pirapora, a população em situação de rua também cresceu, principalmente após a pandemia. No centro da cidade, mais notadamente, o resultado é um cotidiano marcado pela mendicância, alcoolismo, drogas, ocorrências de furtos, espaços públicos (praças e calçadas) transformados em dormitórios, além de casos específicos de mendigos locais e andarilhos oriundos de outras cidades - agressivos e mentalmente transtornados. 

Boa parte deles recusa o acolhimento permanente do Centro de Referência Especializado para população em situação de rua (Centro POP), localizado na Rua Rio Grande do Norte nº 69 - Bairro Nossa Senhora Aparecida, mantido pela Secretaria municipal da Família e políticas sociais/SEFAM.

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo