Projeto piraporense de capoeira infantil é destaque estadual no Prêmio ‘Afromineiridades’ da SECULT-MG
Redação PN
Foto: Divulgação
O objetivo do projeto é transmitir a sabedoria ancestral da capoeira angola e capoeira regional para as novas gerações, protegendo e perpetuando essa rica tradição cultural. Com aulas gratuitas, lúdicas e envolventes, o projeto promove o encantamento das crianças pela cultura afrobrasileira, valorizando a herança da capoeiragem.
Contribuições, benefícios e conexões
Os Mestres Lu Baobá e Careca são personalidades de destaque na comunidade capoeirista de Pirapora e região, com vasta experiência e dedicação ao ensino desta arte. Na equipe do projeto estão ainda o Produtor cultural Jean Matheus (Contador de histórias e brincante) e os parceiros - Grupo de Capoeira Amaê Berimbarte e a Biblioteca Tamboril.
“A capoeira na primeira infância contribui para o desenvolvimento de habilidades emocionais e motoras, equilíbrio e coordenação através de atividades divertidas e desafiadoras”, explicou Lu Baobá. O projeto permite que as crianças piraporenses se conectem com suas raízes afro-brasileiras; reforça o compromisso com a preservação cultural; e promove um espaço de aprendizado coletivo para as futuras gerações.