Redação PN
Fotos: Ivan RodriguesCom os recursos necessários assegurados pelo poder público municipal e Eletrobras, foram iniciados os serviços de reforma e restauração do Vapor Benjamim Guimarães, no antigo porto de Pirapora.
A embarcação, considerada um dos principais atrativos turístico e histórico do Vale do Rio São Francisco, tem a previsão de ver concluída sua recuperação total em maio de 2025, quando voltará a ter condições de navegabilidade.
Muitos itens na reforma, como a caldeira nova e as chapas de aço (para fechamento do casco), serão construídas fora e serão enviadas prontas para Pirapora. A chaminé do vapor também será substituída, informou a EMUTUR.
As obras seguirão uma série de especificações dos projetos de restauração, flutuabilidade e navegabilidade. O custeio geral da empreitada (R$ 5,8 milhões) tem a participação decisiva da Eletrobras - empresa do Ministério de Minas e Energia.
A embarcação construída em 1913 nos EUA - tombada pelo patrimônio histórico e cultural em 1985 - estava há 10 anos ancorada. Tem imensa importância para o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade e região.