Residências serão as mais impactadas com aumento autorizado pela Aneel; medida entra em vigor e será sentida nas contas de junho.
Redação Pirapora News
Foto: DivulgaçãoOs consumidores de energia elétrica em Minas Gerais começaram a pagar mais caro pela conta de luz a partir desta quarta-feira (28). A medida, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê um reajuste nas tarifas que valerá pelos próximos 12 meses.
Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o aumento será mais significativo para os consumidores residenciais, com reajuste de 7,36%. Já os clientes do setor industrial enfrentarão um acréscimo menor, de 2,02%.
O principal fator que impulsionou o aumento foi o crescimento dos encargos setoriais, que respondem por 4,63 pontos percentuais do reajuste residencial. Esses encargos financiam políticas públicas ligadas ao setor elétrico, como subsídios para fontes renováveis de energia, ampliação do acesso ao serviço, manutenção da tarifa social e projetos de desenvolvimento energético em diversas regiões do país.
Os novos valores tarifários começarão a ser sentidos pelos consumidores nas faturas emitidas a partir de junho.