Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Coluna: Musk x Xandão: A guerra que está prejudicando o seu negócio e o mercado publicitário

sexta-feira, 12 de abril de 2024

/ by UPira

Coluna Marketing e Negócios

por Diogo Lopes 

Foto: Reprodução/Divulgação

Desde o último sábado, 06 de abril, Elon Musk vem fazendo sucessivas críticas ao ministro Alexandre da Moraes no X, antigo Twitter. Segundo ele, Moraes violou a Constituição do país e promoveu a censura. O Supremo Tribunal Federal discorda das críticas e afirma que Musk promove uma campanha de desinformação e a desobediência e obstrução da Justiça Brasileira.

Em uma publicação antiga do ministro no seu perfil do X, Elon Musk escreveu uma mensagem questionando-o sobre suas decisões judiciais: “Em breve, o X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira. Esse juiz traiu descarada e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre, vergonha”, escreveu Musk em sua conta oficial.

Logicamente o Magistrado rebateu: “É inaceitável que qualquer dos representantes das redes sociais, em especial o ex-Twitter, atual ‘X’, desconheçam a instrumentalização criminosa que vem sendo realizada pelas denominadas milícias digitais, na divulgação, propagação e ampliação de práticas ilícitas nas redes sociais”.

Diante de todo este quadro, Elon Musk disse que havia a possiblidade de fechar a plataforma X no Brasil e uma mudança como essa tem muitas consequências para quem investe em anúncios e publicidade.

Veja bem, o objetivo deste artigo não é discutir política, ou mesmo o certo e o errado nessa história, mas sim reforçar a importância do uso de ferramentas na internet para vender e como muitas vezes s relações externas, empresariais e até políticas podem afetar diversas pessoas que usam essas plataformas como é o caso de agências de publicidade, influenciadores, criadores de conteúdo, empreendedores do mundo digital e principalmente empresários que necessitam de profissionais que realizem esses serviços para alavancar as suas vendas. Uma notícia como essa impacta todo o cenário empresarial do Brasil. Quem utiliza a plataforma X como ÚNICA fonte de tráfego e anúncios precisará ficar ainda mais atento para não ver todo seu empreendimento falir. 

Foco na diversidade de canais 

Em um mundo cada vez mais digital e com uma variedade de possibilidade em estratégias de marketing, é de extrema importância para todo profissional estar em todas as plataformas e dominar uma diversidade de ferramentas de venda na internet, para que mudanças como essas não tenham força suficiente para abalar as estruturas do seu negócios e da sua empresa.

Ainda sobre a Plataforma X, a Infomoney publicou um artigo informando o Brasil era o sexto país com maior quantidade de usuários ativos para a X em janeiro deste ano, com 22,13 milhões de pessoas – atrás de Indonésia, Reino Unido, Índia, Japão e Estados Unidos. Depois que Elon Musk assumiu em 2022 perdeu 40% em receita. Inicialmente, o objetivo era estreitar relações comerciais com o mercado publicitário. Desde a aquisição por Musk, porém, a atuação da rede social em território nacional passou a ser mais discreta e reduzida.

Qual sua opinião sobre o assunto? Acha que isso é só barulho ou tem chance da X não existir mais em nosso país?


Diogo A. de Ávila Lopes – Publicitário, Graduado em Comunicação Social com Bacharelado em Publicidade e Propaganda, possui MBA em Marketing Internacional e Formação de Traders; é Sóc da Agência Kamaleão Comunicação LTDA, Especialista em Soluções Digitais, Empretec 2018 (Sebrae), Vice-presidente e Coordenador de Marketing e Projetos da Associação de Artes Marciais, Educação e Cultural IEKO em Curvelo/MG. 


Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo