Medida provisória deve alterar cálculo salarial dos professores da educação básica e novo percentual será divulgado até 15 de janeiro
Redação Pirapora News
Pelas regras vigentes, estabelecidas em 2008, o reajuste para este ano seria de 0,37%, percentual considerado insuficiente diante das demandas da categoria. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o objetivo da proposta é garantir maior previsibilidade e estabilidade aos reajustes salariais dos profissionais da educação.
De acordo com o Ministério da Educação, o cálculo atual está vinculado à variação do valor anual mínimo investido por aluno por meio do Fundeb. A redução no número de matrículas tem provocado oscilações no índice, impactando diretamente o piso salarial dos professores.
Camilo Santana afirmou que o novo percentual de reajuste deve ser anunciado até o dia 15 de janeiro. O tema foi discutido em reunião entre o presidente da República e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Após a edição da medida provisória, o texto será encaminhado ao Congresso Nacional, que terá até 120 dias para analisar e deliberar sobre a nova metodologia de correção salarial para os próximos anos.

Jornalismo regional com conteúdos autorais e informação de utilidade pública.