Sucesso de público e organização: festival deverá ser incluído no calendário oficial de eventos do município em 2025
Redação PN
O objetivo geral foi estimular a inovação no segmento de alimentação fora do lar, aquecer o comércio, fomentar o turismo gastronômico e valorizar a cultura local, explicou a Analista técnica do Sebrae em Pirapora e microrregião, Katia Leite. Diante do sucesso de público e organização, a próxima edição do festival deverá ser incluída no calendário oficial de eventos do município em 2025.
Na ocasião, 12 bares e restaurantes comercializaram pratos inéditos elaborados pelas capacitações do programa Prepara Gastronomia do Sebrae Minas. Além de inovações no cardápio, orientações para mudanças na precificação e melhorias no atendimento. Também foram atrações no evento a aula-show do Chef de cozinha Afonso Bicalho e o repertório musical da Banda Pirão de peixe.
O Jornalista Max Rocha provou e aprovou o ‘Bocadito Mineiro’ (embutidos, carne de porco queijo e fubá de milho) do Live Sunset Gastrobar; a ‘Moqueca Barranqueira’ (tilápia, banana da terra e pequi) do Kaka’s Bar e Restaurante; o ‘Salto do Peixe’ (tilápia, banana da terra e uva passas) de Kátia Damasceno - Personal Chef do La Luna Gastrobar; ‘Essência do Lá em Casa’ (costelinha de porco, quiabo e goiabada) do Restaurante Lá em Casa; e o ‘Cheiro da Roça’ (linguiça, fubá de milho e couve) do Restaurante Seo Chico.
A diversidade e mistura de sabores foi a marca desse 1° Festival, conseguindo combinar a praticidade e as singularidades da comida caseira, dos pescados do Rio São Francisco, da comida de boteco e ingredientes do cerrado. Elogios para os diferenciais da culinária típica barranqueira, valorizando a rica tradição gastronômica de Pirapora e do Norte de Minas.