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Minas adia assembleias de escolas cívico-militares para garantir participação

terça-feira, 15 de julho de 2025

/ by UPira

Pausa temporária foi anunciada por Romeu Zema para garantir ampla participação da comunidade escolar na consulta pública sobre o novo modelo de gestão

Redação Pirapora News 

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (14), a suspensão temporária das assembleias que discutem a implantação das escolas cívico-militares no estado. A decisão foi tomada devido ao período de férias escolares, o que poderia comprometer a participação efetiva de pais, alunos e demais integrantes da comunidade escolar no processo de consulta.

O governador Romeu Zema justificou a pausa como uma medida de respeito ao calendário das famílias. “Chegamos a essa conclusão devido ao período de férias. Muitos pais já haviam programado viagens e não poderiam participar. Queremos garantir que todos possam ser ouvidos com o devido critério”, afirmou.

As assembleias integram uma etapa de escuta pública iniciada no fim de junho, com o objetivo de colher opiniões e manifestações formais das escolas interessadas em adotar o modelo cívico-militar. O projeto, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, propõe uma gestão escolar compartilhada com foco em disciplina, valores cívicos e organização do ambiente educacional.

Segundo o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, a retomada das assembleias está prevista para 1º de agosto, quando alunos e professores retornam às atividades. “As comunidades que já participaram do processo antes da pausa terão suas decisões respeitadas. Esse é um projeto construído com diálogo e democracia, ouvindo todos os envolvidos”, afirmou.

A consulta deve ser registrada em ata e formalizada por meio do envio de um Termo de Manifestação de Interesse à SEE/MG. A adesão definitiva dependerá de análise técnica da secretaria e não ocorre automaticamente, mesmo em caso de aprovação pela comunidade.

Desde sua implementação em 2020, o modelo cívico-militar tem apresentado resultados positivos. Um exemplo é a Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte, onde o Ideb do ensino médio passou de 5,1 (em 2019) para 6,2 (em 2023). Além disso, as escolas que adotaram o modelo registraram queda significativa nas taxas de abandono escolar e crescimento nos índices de aprovação.

Com foco na promoção da cultura de paz e na melhoria do desempenho acadêmico, o programa busca contribuir para uma formação mais completa dos estudantes, unindo aspectos pedagógicos, disciplinares e sociais.

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