Um marco da Praça dos Cariris celebra seis décadas de devoção e memória, lembrando o legado do escultor baiano Deocleciano de Oliveira.
Redação Pirapora News
Foto: DivulgaçãoHá 60 anos, Pirapora recebia um presente que se tornaria símbolo da cidade: a estátua “São Pedro Pescador”, instalada na antiga Praça Melo Viana, hoje conhecida como Praça dos Cariris. A obra foi criada pelo artista baiano Deocleciano de Oliveira, um nome importante das artes públicas brasileiras.
Nos anos 50 e 60, Deocleciano percorreu cidades ribeirinhas do Rio São Francisco, espalhando sua arte por Alagoas, Bahia e Pernambuco. Ele retratava nas esculturas as lendas, a fé e o cotidiano do povo nordestino. Esse período de intensa produção foi batizado por ele como o “Ciclo de Bronze”.
Em 1963, logo após os festejos do cinquentenário de Pirapora, o então prefeito José Martinez de Santana, conhecido como Zeca Menzatri, encomendou a obra que se tornaria parte da identidade local. Desde então, São Pedro Pescador observa o movimento da cidade, testemunhando gerações que cresceram ao redor da praça.
Além de Pirapora, o escultor deixou marcas importantes na Bahia, sua terra natal, e no Rio de Janeiro, onde suas obras ornamentam o Palácio da Justiça desde 1966.




Jornalismo regional com conteúdos autorais e informação de utilidade pública.