Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Receita desmente boatos e garante: “Ninguém está vigiando o Pix”

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

/ by UPira

Órgão reafirma que não tem acesso a informações individuais de transferências e que relatos sobre monitoramento de transações são falsos.

Redação Pirapora News 

Foto: Divulgação

A Receita Federal voltou a público nesta quarta-feira (15) para desmentir os boatos de que o órgão estaria monitorando transações realizadas por Pix ou qualquer outro meio de pagamento. Em nota oficial, o Fisco classificou a informação como falsa e reafirmou que não tem acesso a dados individuais de transferências, como valores, origem ou destino do dinheiro.

A manifestação ocorreu após novas publicações nas redes sociais reacenderem a narrativa de que a Receita estaria “vigiando o Pix”. O órgão foi categórico ao negar a prática e lembrou que “nunca teve, nem terá informações sobre a modalidade da transação, seja ela feita via Pix, TED, DOC, depósito ou outro meio”.

De acordo com a Receita, o órgão não recebe de bancos, fintechs ou instituições de pagamento dados específicos sobre cada operação financeira. Isso significa que informações como o nome de quem enviou ou recebeu valores e os montantes transferidos não são compartilhadas.

O que chega à Receita por meio do sistema e-Financeira são apenas dados consolidados sobre movimentações financeiras, como saldos e somatórios de operações dentro de um determinado período. Não há detalhamento de cada transação.

O e-Financeira está em funcionamento há mais de duas décadas e serve para cruzar informações fiscais, ajudando a identificar eventuais indícios de fraude ou sonegação. O órgão ressaltou que o sigilo bancário, garantido por lei, permanece preservado e que as regras de proteção de dados continuam válidas para todos os contribuintes.

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo