Números apontam o gigantismo do setor no País - que tem o Mercado da Pizza e Pizza Box dominando Pirapora e Buritizeiro
Max Rocha - Fotos: Divulgação
O ditado não mente: “No Brasil, tudo termina em pizza”! Não à toa a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA) registrou um aumento de 603% no número de pizzarias nos últimos 15 anos. Neste período, o total de estabelecimentos subiu de 12 mil para 115 mil. A associação mapeou alguns números do setor e rankings do segmento no País.
São Paulo é o maior consumidor de pizzas do Brasil, à frente do Rio de Janeiro - seguido (de pertinho) por Minas Gerais, em 3° lugar. Bahia e Paraná completam o top 5. O número de pizzas vendidas por ano também impressiona. Segundo o @iFood, mais de 143 milhões caixas foram entregues em 2022 pelos seus parceiros, somando todos os estados.
Isso sem contar os pedidos feitos por outras plataformas e diretamente para as pizzarias. A APUBRA e o São Paulo Convention & Visitors Bureau estimam que são consumidas, por dia, 1 milhão de pizzas no país - sendo 572 mil apenas na capital paulista. É a 2ª cidade que mais consome pizzas no mundo - atrás apenas de Nova Iorque (EUA).
A massa é tão popular que ganhou um dia especial: Em 10/07 comemora-se o “Dia Mundial da Pizza”. Atualmente, o Brasil se mantém como 2° maior consumidor de pizzas. Em 1°, claro, os EUA. A França aparece em 3° e a Itália - grande difusora histórica da iguaria - é a 4ª no ranking internacional, à frente da Austrália.
Sabores preferidos e economia
A APUBRA calcula que a produção nacional de pizzas chega a 3,8 milhões de unidades por dia, ou seja, 2.630 unidades por minuto. Entre os sabores preferidos dos brasileiros, destaque para os clássicos: Calabresa (38,2%), muçarela (16,2%) e margherita (13,2%). Portuguesa e frango com catupiry são a 4° e a 5° mais pedidas, respectivamente.
Para se ter ideia do quão preferida ela é, os brasileiros vêm (desde 2015) consumindo mais pizzas e, proporcionalmente, menos arroz com feijão, ovos, carne, batatas fritas e macarrão. Em todo o País, a cadeia produtiva e de distribuição das pizzas gera 1,1 milhão de postos de trabalho, com faturamento geral em torno de R$ 23 bilhões por ano.
A pizza está presente na mesa, nos festejos e fins de semana, em família, na ‘happy hour’, no jantar e na rotina semanal dos brasileiros. Em tempos de crise a massa é a melhor relação custo x benefício para economizar. Uma pizza, de R$ 30 a R$ 50, pode ser compartilhada entre 4 e 5 pessoas. Já um hambúrguer gourmet, de R$ 20 a R$ 30, alimenta só 1 pessoa.
Referências regionais
Duas empresas despontam no cenário regional das pizzarias de referência nos quesitos sabor, qualidade, variedade, atendimentos personalizados e online, delivery eficiente e várias outras inovações. Destaque para o cardápio de pizzas tradicionais, no Mercado da Pizza, em Pirapora; e para as massas à moda americana, ofertadas pela Pizza Box em Buritizeiro.